quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

OS PAIS , POIS ...

No século XXI,pleno 2009,está ficando cada vez mais difícil se achar um guri que em virtude de separação
não tenha DOIS pais...O oficial e o "paralelo"... Nos anos 50/60,no século passado, era no mínimo estranho e se não éramos olhados de lado,era porque o observador estava distraído ...
Meu pai Oficial,era Sargento aposentado da Marinha do Brasil,fazer o quê,né?Quando completei sete
anos ,como filho único,já que minhas duas irmãs mais velhas nem chegaram ambas a completar o
primeiro aniversário e entregaram a alminha inocente ao Criador,o que acho uma tremenda sacanagem
Divina,meu pai,após 20 anos de feliz consórcio,sem brigas,sem desentendimentos nesse tempo todo,
"disse um verso bem bonito,disse adeus e foi-se embora",não literalmente,que retardado ele não era ...
A velha e absurda premissa de que "a- mulher- do- vizinho- é- sempre- mais- gostosa- que- a- nossa",
mais uma vez fez seus estragos,embora o marido da "outra",achasse a mesma coisa de "mamã",
não rolou uma troca de casais em 1956 (no máximo um "ménage a trois",cala-te boca venenosa...)
Fiquei sem pai por dois anos mais ou menos..."Aí apareceu o Senadooor",digo... aí apareceu o Paulo
José,açougueiro,mineiro,solteiro,canceriano,criado "no mundo",dez anos mais novo que "mamã",
carente de afeto,mas muito ajuizado e "doidim" prá ter uma família,mesmo que fôsse de "segunda
mão". Houve uma resistência-nem-tão-férrea-assim,por parte de "Jujú","mi madre",que de Almodóvar,não tinha nada ou tinha tudo,já que "nossa" vida naquela época era uma letra de Tango,
um lamento de Bolero,um Samba-Canção de Lupiscínio Rodrigues...
E curiosamente ao som de Nélson Gonçalves e Bievenindo Granda(quem não conhecer,não é pro-
blema meu ...) foi aceita a proposta de "vamos morar juntos",com o "aval-verbal" de Pai Jonas,que
numa conversa longa e penosa, acontecída uma semana antes,"permitiu",que a união fôsse efetuada,
vejam voces ...
O Paulo José era uma figura exuberante,no seu um metro e oitenta de altura,mulato claro,bochechas
de Dolores Duran,cabelo cortado "à-escovinha",bigodinho fino e fumante,conforme a moda dos anos 50 e que se
não chegava à época ser gor-do,era no máximo rechonchudo...
Eu,que no "primeiro reinado"era mimado e tratado como um Príncipe,por ter sido o ÚNICO que escapara de tomar a foiçada fatal da "Ceifadeira Implacável",no "mandato" do Paulão era tratado
como REI !!!Tudo me vinha à mão,num estalar de dedos,principalmente,quando o tópico era COMIDA ou LIVROS,já que o "P.J."era analfabeto(embora soubesse "fazer contas",muitíssimo
bem...)se "realizava",através do "meu moleque",que adorava LER e ESCREVER...
Tinha eu uma mesada semanal,que me garantia duas idas ao Cinema,no fim de semana,comprar um
livro de Monteiro Lobato e me esbaldar em sorvetes e doces-de-padaria e ...engordar "pácas"...
Fui condicionado a ser um "intelectual",desde o "mandato" anterior,em que só me era cobrado o ato
de es-tu-dar e não morrer(sic.)

(NÃO PERCAM !!! NO PRÓXIMO TEXTO- DE- "BLOG",SURGE MEU IRMÃO, PAULO

CÉSAR,13 ANOS MAIS NOVO QUE EU E HOJE A "MENTE MAIS BRILHANTE",QUE OS

DEUSES,ME PRESENTEARAM PRÁ ME FAZER O "METIDO- À- BESTA",QUE SOU HOJE...

OU NÃÃÃO...)








Nenhum comentário: